Meu cachorro pode comer isso?

Comidas comuns de Natal tóxicas para cachorros

Já estamos sentindo o delicioso cheirinho do Natal se aproximando e sabemos que você entende exatamente o que queremos dizer com isso. É hora de pegar sua linda árvore de Natal e começar a decorá-la com todo o carinho. Esta é, sem dúvida, a época mais maravilhosa do ano. Quem não ama o Natal e tudo o que ele representa, não é mesmo? Bem, já que estamos falando dessa época tão especial, vamos abordar a nossa parte favorita: a comida! Ah sim, as comidas maravilhosas e saborosas que são preparadas especialmente para o Natal, elas são simplesmente irresistíveis. É tudo tão fenomenal e de dar água na boca. Porém, é importante ressaltar que muitos desses são alimentos que cachorro não pode comer, são prejudiciais para nossos queridos bichinhos de estimação, os cachorros.

Alguns dos alimentos que nós, seres humanos, consumimos nessa época do ano podem, na verdade, ser tóxicos para os nossos fiéis companheiros de quatro patas. Acreditamos que é muito importante sabermos quais são os alimentos que cachorro não pode comer, para que possamos evitá-los e assim, não prejudicar acidentalmente nossos amados cãezinhos. Afinal, o Natal é uma época de alegria e celebração, não queremos correr o risco de uma visita inesperada ao médica veterinária ou até mesmo perder nosso precioso bichinho de estimação por falta de informação sobre quais alimentos são prejudiciais para os cachorros, não é mesmo?

Portanto, aqui está uma lista completa dos alimentos que cachorro não pode comer. Pedacinhos de amor e cuidado para garantir a saúde e o bem-estar do seu pet durante as festividades natalinas.

cachorro não pode comer

Quais alimentos que cachorro não pode comer no Natal?

1. Chocolate

Temos certeza que você já deve saber que o chocolate é extremamente tóxico para cães. Cachorro não pode comer chocolate em nenhuma quantidade, mesmo que seja mínima. Quanto mais escuro for o chocolate, mais tóxico ele é para seus doguinhos. Simplesmente terrível.

Como é época de Natal, vai ter muito chocolate em todos os lugares. Você precisa se certificar de que seu amigo, não consuma nenhum acidentalmente. Se isso acontecer, você precisa levá-lo imediatamente ao veterinário, para que ele possa induzir o vômito.

  2. Passas e uvas

Apesar de serem ótimas para o seu paladar, você sabia que passas e uvas frescas são tóxicas para seus cães? Elas podem causar danos renais terríveis neles, por isso é algo que você definitivamente quer evitar. Ninguém quer que seu doguinho coma isso, e muito menos que ele passe o Natal no veterinário, provavelmente com dores nos rins.

Então mantenha bolos, ou qualquer outro prato que possa conter uvas ou passas, longe de seus bebês peludos.

3. Cebola

Tá, isso pode parecer estranho, mas pense nisso. Podemos até não comer cebola crua no Natal, mas com certeza ela é cozida em muitos dos pratos que serão feitos e que iremos degustar.

Cebola e alho frescos (alho em grandes quantidades) são tão ruins quanto cebola e alho em pó. Apesar de ter muitas pessoas que não esperavam por isso, eles são tóxicos para os nossos cães também.

Esses alimentos podem causar anemia e problemas estomacais em seu doguinho, e isso não é nada bom. Queremos que nossos companheirinhos aproveitem o Natal tanto quanto nós, portanto, cachorro não pode comer cebola!

  4. Ossos cozidos

Os ossos são por motivos óbvios. Não, não importa em que época do ano estejamos, temos certeza que você sabe disso e, ainda mais, sabe o por quê. No entanto, caso você não tenha certeza do motivo, os ossos cozidos podem causar asfixia, bloquear / obstruir o intestino do seu cão, bem como se lascar e causar ferimentos profundos. Esta é a pior coisa que você pode dar ao seu bichinho.

Mesmo que tenha uma porção grande de ossos cozidos por conta de toda a comilança de Natal que você pode estar fazendo, por favor, NÃO dê nenhum deles para seus doguinhos.

cachorro não pode comer

5. Carnes gordurosas

Ao cozinhar todas essas deliciosas comidas de Natal, você pode pensar “Ah, deixa eu tirar essa gordurinha aqui e dar para o meu bebê peludo como uma guloseima”. Não faça isso. Carnes gordurosas são, de fato, ruins para seus cães, mesmo que pense que não seria nada de mais. Você deve evitar fazer isso. Alimentar os cães com carnes com alto teor de gordura pode causar problemas no pâncreas, e você não quer que seu melhor amigo de quatro patas tenha pancreatite no Natal, né? Com certeza isso não será divertido para nenhum de vocês, mas especialmente para eles.

cachorro não pode comer

  6. Xilitol

Xilitol é um adoçante artificial encontrado em alguns produtos assados durante as festas de fim de ano. Isso é bastante prejudicial e tóxico para nossos aumigos. Se você sabe que algo foi feito com xilitol, não arrisque dar ao seu cão. Isso pode causar danos ao fígado ou afetar a taxa de açúcar no sangue, fazendo com que fique extremamente baixa, o que pode realmente causar convulsões e levar à morte. Sim, é muito sério.

Agora sabemos o que evitar, mas e o que podemos dar?

Agora que sabemos quais as comidas tóxicas para cachorro e o que deve ser evitado no Natal para que nossos cães possam se manter saudáveis e seguros, vamos falar sobre o que eles podem comer nestas festas. A alimentação natural para cães, assim como a alimentação crua específica para eles, são  as melhores escolhas para nossos doguinhos.

cachorro não pode comer

Alimentos de seres humanos que cachorros PODEM comer

A alimentação natural é, de fato, a melhor opção. Cozinhar a comidinha do nosso pet é uma ótima opção para se fazer e ter para eles, desde que saibamos o que pode ser feito.

Já que é época de Natal temos a certeza que tudo o que está nesta pequena listinha abaixo estará disponível para você usar e adicionar a um prato, para que possa preparar a sua própria ceia de Natal para o seu peludo. Ah, como eles se sentiriam especiais, sabendo que você os ama tanto!

Estas são alguns ingredientes que você pode usar e adicionar na sua própria ceia:

• Carne magra cozida.

• Pequenos pedaços de cenoura ou maçã cortados.

• Legumes verdes são geralmente um bom lanche saudável para eles.

• Arroz simples cozido.

Alimentação natural para cães

A alimentação natural para cães é um aspecto vital para garantir a qualidade de vida do seu pet. Proporciona um equilíbrio nutricional adequado e contribui para a prevenção de diversos problemas de saúde. No entanto, os tutores devem estar cientes de que nem todos os alimentos são adequados para o consumo canino. Existem alguns alimentos proibidos, cujo consumo pode causar mal estar, vômitos, dificuldade respiratória, e até mesmo problemas mais sérios como insuficiência hepática e renal, afetando o sistema nervoso central do animal.

Acompanhamento com médico veterinário

O primeiro passo para garantir uma alimentação saudável para o seu cachorro é consultar o seu médico veterinário. Ele irá fornecer uma lista completa de alimentos que cachorro não pode comer, além de sugerir os alimentos mais adequados para a dieta do seu animal de estimação. Muitos tutores têm optado por substituir a ração industrializada por alimentos naturais, como carne crua, vegetais, e grãos, levando em consideração as necessidades nutricionais específicas de seus animais.

Alimentos proibidos para cachorros

É importante lembrar que nem todos os alimentos considerados saudáveis para a família humana são adequados para o organismo dos cães. Alguns exemplos são o chocolate, cebola, uvas e passas, que, como mencionado acima, são extremamente tóxicos para os cachorros.

Em casos de ingestão acidental desses alimentos, o animal pode apresentar sintomas como diarreia, vômitos, dificuldade respiratória, e, em casos mais graves, insuficiência renal ou hepática. Portanto, é fundamental estar atento à alimentação do seu pet, garantindo que ele tenha acesso apenas aos alimentos que pode comer.

cachorro não pode comer

Como começar a usar comida natural para cachorro?

A mudança na dieta do seu cachorro de ração para alimentação natural deve ser feita de forma gradual para não causar problemas de saúde. O primeiro passo é entender quais alimentos que cachorro pode comer e quais são proibidos. Muitos tutores de pets não sabem, mas alimentos como abacate, alho, chocolate, entre outros, são extremamente tóxicos para os cães devido a substâncias como a teobromina. Esses alimentos proibidos podem causar problemas graves de saúde no seu pet, portanto, é fundamental que eles sejam completamente evitados.

A melhor forma de iniciar a alimentação natural é reduzindo a quantidade de ração fornecida ao seu cão e substituindo por pedacinhos de alimentos naturais que ele pode consumir. Isso deve ser feito lentamente ao longo de algumas semanas, aumentando a quantidade de alimentos naturais e diminuindo a ração. Durante esse processo, é importante monitorar a saúde do seu cachorro, observando as fezes, o peso e o apetite dele.

Quando o pet já estiver consumindo apenas alimentos naturais, é importante estabelecer o tipo e a quantidade de alimento adequados ao seu cão, bem como a frequência, que normalmente é de duas vezes ao dia. No entanto, é sempre importante consultar um veterinário antes de fazer qualquer mudança significativa na dieta do seu pet.

Conclusão

Agora você sabe o que cachorro não pode comer das comidas de Natal e garantir que ele não pegue nada disso. Esses alimentos da lista que elaboramos são tóxicos para os pets doguinhos e, sem dúvida, irão fazer com que você faça uma visita forçada ao veterinário durante o Natal. Faça a sua própria ceia de Natal só para eles, para que possam ficar seguros e saudáveis também.

Já pode preparar minha ceia 🙂
cachorro não pode comer