Para a maioria das pessoas, uma casa não está completa sem um bichinho para chamar de seu. Alguns desenvolveram uma conexão tão especial com os animais de estimação, que é bem parecida com a de um ser humano que os faz sentir-se em paz. Como resultado, os pets são tratados com muito carinho. Ter um animal de estimação gera um custo extra, pois assim como você, ele precisa ser alimentado. Aconselhamos que você alimente seu bichinho de estimação com os alimentos certos para garantir que sua saúde esteja nos conformes e para isso, a alimentação natural para cachorro é a melhor possível! O cachorro é um pet comum que vemos nas casas de muitas pessoas e muitos tutores os alimentam com qualquer coisa, sem dar a devida atenção a como isso pode afetar a saúde do doguinho. Para não haver mais deslizes, elaboramos uma lista com os 10 principais alimentos tóxicos para cães que você deve evitar ao alimentá-los.
10 Alimentos Tóxicos para Cães
• Álcool
Enquanto se diverte com a família e amigos em sua casa, você pode ter muitas bebidas alcoólicas à mesa. Com o seu bichinho por perto, pode parecer ser uma ideia legal servir um pouquinho para ele, porém, você talvez não esteja ciente dos danos que o álcool pode causar ao seu pet. Assim como os humanos, o álcool tem o mesmo efeito nos animais. Por isso, recomendamos fortemente que você evite dar álcool ao seu cão, mesmo em quantidades pequenas, pois esse composto orgânico pode causar problemas hepáticos e cardíacos nele e, em alguns casos, alguns efeitos podem ser piores, levando à sua morte.
• Abacates
Sempre que comer um abacate, aconselhamos que mantenha a casca e o caroço longe, pois representa um perigo para o seu amado cão. Essas partes contêm persina, uma substância que causa vômito e diarreia no cachorro. Vômitos e diarréia constantes representam um grave perigo para a saúde do seu doguinho, então assim que terminar de degustar um bom abacate, descarte a casca e o caroço adequadamente.
• Alimentos Fritos e Gordurosos
Alimentos fritos e gordurosos têm sido considerados perigosos para o consumo humano. Já que não são seguros nem para nós, imagina para os nossos doguinhos. Por esta razão, recomendamos que você mantenha fora da dieta de alimentação natural para cachorro qualquer alimento gorduroso, pois se porventura o bichinho acabar consumindo esses alimentos , poderá sofrer com dores de estômago e, em alguns casos, ter até pancreatite. Além disso, deixar seu doguinho consumir esses alimentos gordurosos pode resultar em obesidade.
• Uvas e passas
As uvas e as passas são consideradas algumas das frutas mais saudáveis que você precisa consumir com frequência, porém, com os cães já é diferente. Neles isso pode causar insuficiência renal e, em alguns animais de estimação, isso pode ser tão repentino que você talvez nem tenha tempo de levar a um veterinário. É aconselhado que você fique atento a sinais como vômitos, pois podem indicar que a saúde do seu cão está em perigo.
• Laticínios
Muitas pessoas têm alimentado seus cães com diferentes tipos de produtos lácteos para serem saudáveis. Talvez você até tenha o costume de sempre colocar um pouco de leite ao seu cão quando está preparando o café da manhã. No entanto, o que você não sabe é que está colocando em risco a vida do seu bichinho. Leite e outros produtos lácteos têm sido uma das principais razões para problemas digestivos em cães. Além disso, alguns desses produtos podem causar alergia, fazendo com que o seu pet comece a se coçar e por isso não devem fazer parte da dieta baseada em alimentação natural para cachorro.
• Cebola
É recomendado que você não deixe cebolas em um local onde seus bichinhos de estimação possam alcançá-las e, ao cozinhar, certifique-se de armazenar as sobras com segurança. A cebola faz parte do gênero Allium, classificado como tóxico para os nossos pets. Quando você deixa cebolas em um local de fácil acesso, seus doguinhos podem acabar consumindo-as, o que pode danificar os glóbulos vermelhos. Com um glóbulo vermelho danificado, outros órgãos do corpo serão afetados, e isso pode ser o fim do seu amado cão. Melhor nem arriscar, né?
• Ovos crus
Talvez você já tenha visto muitos cães comendo ovos e achou que seria certo para o seu pet. Porém, tememos que você possa estar enganado ao pensar que os ovos são bons para seus cães e, o mais importante, ovos crus. Os ovos crus foram classificados como o alimento tóxico mais comum para cachorros, deixar o seu doguinho consumi-los não é uma boa ideia. Os ovos crus podem estar contaminados, resultando em intoxicação alimentar no seu bichinho. Não inclua esse alimento na dieta baseada em alimentação natural para cachorro. Vários alimentos crus contêm bactérias como E. coli ou salmonella, um elemento forte que causa intoxicação alimentar. Se for preciso dar comida crua ao seu cão, recomendamos que você visite um veterinário para ser aconselhado sobre a lista de alimentos crus para cães que você deve considerar. A alimentação crua que o veterinário irá recomendar tem benefícios comprovados para a saúde do seu doguinho.
• Sal
O sal em excesso é prejudicial para o seu cão, mesmo que não seja muito falado por aí. Raramente medimos a quantidade de sal que colocamos nos alimentos que damos aos nossos pets, porém o recomendado é sempre controlar a quantidade de sal que usa na comida do seu doguinho. Certifique-se sempre de que seja pouco sal, pois muito dele seria prejudicial ao seu cão. O consumo excessivo de sal pode fazer com que seu doguinho sinta sede com frequência, bem como envenenamento por íons de sódio. Aconselhamos que você fique atento aos sinais desse envenenamento em seu cão, os quais podem apresentar altas temperaturas, diarreia, vômito. Não notar esses sinais pode levar ao agravamento da situação, levando eventualmente à morte do seu bichinho favorito.
• Chocolate
Muitas pessoas consomem chocolate em várias ocasiões, e às vezes pode bater aquela vontade de dar um pedaço para o seu pet. O complicado dessa situação é que a pessoa não tem noção do mal que está causando à vida dos seus cães. Algumas pessoas agem por ignorância porque tem sido mencionado repetidamente que o chocolate é tóxico para a saúde do seu bichinho de estimação. Ele contém uma substância chamada teobromina, que afeta o processo metabólico do cachorro. Alguns tipos de chocolate, como o amargo, é um dos principais alimentos tóxicos para os cães, pois possui altos níveis de teobromina. Devido a essa substância, seu doguinho começará a sofrer graves problemas estomacais, problemas cardíacos e, em alguns casos, morte súbita. Não é brincadeira, hein!
• Xilitol
Você constantemente se pega jogando balas ou chicletes no chão para o seu doguinho? Estas substâncias contém um adoçante artificial, o xilitol, que pode ter um efeito imediato no seu cão. Quando o seu pet consome uma substância que contém xilitol, há um aumento repentino na circulação de insulina dentro do corpo, resultando em baixos níveis de açúcar no sangue e insuficiência hepática, podendo isso ocorrer em poucos dias, o que significa que seu cão pode vir a óbito facilmente. Além disso, o xilitol está presente na pasta de dentes, por isso, aconselhamos que mantenha sua pasta de dente sempre tampada e em um local bem seguro.
Proteja Seu Animal de Estimação
Perder um bichinho de estimação é a coisa mais devastadora na vida de qualquer amante de animais, por conta do vínculo que é desenvolvido com eles. Na maioria dos casos, podemos evitar a morte dos nossos pets se formos cautelosos com os alimentos que eles consomem. Os tutores precisam garantir que alimentem seus doguinhos com comida natural especializada para eles.
Os veterinários (Medical Officer of Health) determinaram que os alimentos naturais para cães são seguros porque contêm os nutrientes essenciais que eles precisam. Aconselhamos que você mantenha esses principais alimentos tóxicos para cães em um local de difícil acesso.
Se você suspeitar de que seu doguinho tenha consumido algum desses alimentos ou começar a notar sintomas estranhos, ligue para o veterinário para fazer um check-up.