Se você deseja ser um chef renomado quando se trata da dieta de seus cães e quer tratá-los com produtos assados do mundo humano, sugerimos experimentar esta receita de comida natural para cachorro: essa caçarola de frango, ou galinhada como é conhecida em alguns lugares do Brasil, feita especialmente para nossos melhores amigos. Com certeza o seu cachorro vai adorar antes mesmo de experimentar a refeição, pois o cheirinho de frango assado vindo do forno realmente irá chamar sua atenção. E o mais emocionante é que a refeição que está assando desta vez é inteiramente para ele. Que gesto lindo de carinho, né? ♥
Como se faz essa receita?
Bem, esta receita de comida natural para cachorro é fácil de preparar, basta seguir alguns passos simples e você fará a refeição dos sonhos de seus cães. Mudamos algumas coisinhas para tornar esta galinhada perfeita para eles. Por exemplo, uma caçarola padrão de frango e arroz é feita selando a proteína, porém isso não é recomendado para os cães porque seus corpos e órgãos não podem limpar a gordura trans como o corpo humano. Também os temperos como alho e cebola foram retirados porque são ruins para eles.
Essa receita comida natural para cachorro pode ser congelada?
Esta é uma refeição que se dá super bem com o congelador e assim você pode fazer uma quantidade maior, já que ela pode ser congelada durante 3 meses. Além disso, certifique-se sempre de rotular o saco ou o potinho com a comida. Se você é um cozinheiro amador e adora fazer comidas com frequência para os seus cachorros, pode acabar com muitos produtos congelados, por isso a importância de sempre anotar o que está sendo guardado.
O que vai nessa receita?
Obviamente, o frango é o ingrediente principal desta receita de caçarola para cães, mas também há o arroz, uma variedade de vegetais como cenoura, brócolis, batata-doce e um pouco de óleo de coco.
Substitutos para a caçarola de frango para cães
Existem alguns ingredientes que você pode alterar ou substituir nesta refeição, dependendo das suas necessidades.
O frango pode ser substituído por peixe, mas apenas se estiver completamente desossado. O acém também combina muito bem com esta receita.
Já a batata-doce, pode ser substituída por abóbora pois ambas têm densidade e valores nutritivos semelhantes.
Em relação aos vegetais, você também pode adicionar ervilhas, pimentões, abobrinha e couve-flor à mistura.
O óleo de coco é opcional simplesmente porque nem todo mundo tem na sua despensa. Veja se é um ingrediente que você tem na sua casa ou substitua com um fio de azeite. Vamos dar uma olhadinha e saber o que você vai precisar para fazer esta delícia? então vamos!
- 900 gramas de coxas e sobrecoxas de frango, frescas e com osso
- 1 ½ xícaras de arroz (japonês, basmati, jasmim ou grão longo)
- 4 cenouras raladas
- 2 batatas doces médias, raladas
- 1 brócolis médio, ralado
- 2 colheres de sopa de óleo de coco ou um fio de azeite
- 3 xícaras de caldo de galinha (líquido)
- 1 xícara de água
- Pré-aqueça o forno a 180°C.
- Lave o arroz até a água sair transparente. Coloque-o em um recipiente e o encha com água. Reserve.
- Lave os legumes e rale todos juntos em um recipiente de tamanho médio. Escorra o arroz e misture com os legumes ralados.
- Coloque a mistura de arroz e legumes dentro de uma assadeira de 35 x 25 cm e coloque o óleo de coco (ou o azeite) no meio. Disponha os pedaços de frango por cima da mistura, adicionando o caldo de galinha e a água. Cubra com papel alumínio e leve ao forno por 40 minutos.
- Retire a assadeira do forno, remova o papel alumínio e coloque-a de volta para assar por mais 15 minutos ou até que a maior parte do líquido seja absorvida.
- Retire a assadeira do forno e deixe descansar por 15 minutos. Em seguida, retire o frango, desfie a carne descartando os ossos, pique e junte ao arroz dentro da assadeira. Basta misturar e prontinho! Agora é só servir esta refeição deliciosa para o seu cãozinho.
- Se sobrar uma quantidade grande, congele-a em sacos plásticos ou potinhos individuais e use-os conforme necessário. Basta descongelar na geladeira na noite anterior e aquecê-lo no dia seguinte.
Achou fácil de fazer também? Então você já aprendeu mais uma receita para deixar seu doguinho ainda mais feliz! Que ele faça bom proveito!