Sabemos que os humanos estão acostumados a fritar seus hambúrgueres e está tudo bem. Por outro lado, frituras são alimentos não recomendados para os seu doguinho e devem ficar longe o máximo possível delas. Esta receita de comida natural para cachorro é de hambúrgueres de carne para cães assados, sendo assim uma opção muito saudável para o seu amiguinho. Além disso, o cheirinho que sai do forno irá deixar o seu melhor amigo ou melhor amiga com água na boca. 🙂
Os ingredientes utilizados nesta receita são adequados e nutritivos para os cães. Iremos falar sobre eles em seguida, e também esclarecer algumas dúvidas comuns (que todos nós temos) antes de fazer esta receita:
A carne moída e de fígado fornecem proteína ao seu doguinho: você pode sempre substituir o fígado por frango moído ou outros tipos de carne. Apenas certifique-se de escolher sempre a carne que tenha a menor quantidade de gordura.
A aveia em flocos é ótima para cães (não apenas para humanos): a aveia é uma ótima fonte de fibra para o seu amiguinho, mas a chave aqui é a moderação. Incluímos apenas ½ xícara do ingrediente para toda a receita, o que significa que você não deve exagerar ao dar aveia ao seu doguinho. Uma medida segura seria 1 colher de sopa de aveia por porção para um cão de 9 quilos.
Os mirtilos são seguros para os cachorros? Se você está ouvindo falar de mirtilos para os cães pela primeira vez, pode estar um pouco cético quanto a isso. Entendemos você, costumávamos ser também. Depois de conversar com veterinário e consultar várias fontes, eles são, de fato, perfeitamente seguros e devem ser usados regularmente na dieta do seu doguinho.
Os mirtilos são repletos de vitaminas, antioxidantes e fibras. É disso que seu cão obterá sua vitamina K, responsável por ossos saudáveis.
Outra observação importante: se o seu cão está ferido, os mirtilos ajudam na coagulação do sangue, o que faz com que a ferida cicatrize de maneira mais rápida. Fora os mirtilos, a maioria das outras bagas são tóxicas para os cães, portanto, faça sua pesquisa antes de adicionar algo novo à dieta do seu bebê.
Cenoura e brócolis na dieta do doguinho: Se você deseja manter seu cão feliz e saudável, inclua vegetais na dieta deles. As cenouras são boas para os doguinhos porque contêm fibra e vitamina A. Já o brócolis, contém fibra e vitamina C. Você também pode optar por espinafre, vagem, couve-flor, batata-doce, abobrinha ou abóbora.
Ovos para os nossos companheirinhos: com ou sem casca? Você já viu alguém dar um ovo inteirinho para um cachorro? É um tanto quanto impressionante mesmo. Talvez a primeira coisa que passe pela nossa cabeça seja: – tá, mas as cascas de ovo são seguras para os cachorros? A resposta é sim, mas você terá que misturar ou moer devido às suas pontinhas afiadas. As cascas de ovos são uma ótima fonte de cálcio para o seu cão e auxilia para dentes e ossos saudáveis. Elas também são uma opção melhor do que farinha de ossos porque não armazenam impurezas dentro delas (como acontece com este tipo de farinha).
Ervas seguras para os cães: Na nossa receita de comida natural para cachorro, decidimos usar manjericão porque é uma ótima pedida para cãezinhos que estejam ansiosos por conta de algo, já que essa erva tem propriedades calmantes. Sinta-se à vontade para incluir outras ervas nesta receita, como alecrim, tomilho, orégano, salsa crespa ou endro.
- 500 gr. de carne moída magra
- 500 gr de fígados
- ½ xícara de aveia em flocos finos
- 1 xícara (125 gr.) de mirtilos
- 2 xícaras (250 gr.) de cenouras
- 2 xícaras (250 gr.) de brócolis
- 2 ovos grandes (com ou sem casca)
- 2 colheres de sopa de manjericão seco (o mesmo tempero que usamos para as nossas refeições)
- Pré-aqueça o forno a 200° C.
- Forre uma assadeira com papel manteiga. Reserve.
- Lave bem as cenouras e os brócolis. Você não precisa descascar as cenouras, mas remova todas as partes que possam estar descoloridas ou com manchas escuras.
- Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até ficar uma mistura homogênea. O produto final será levemente líquido.
- Pegue uma concha da mistura de carne (mais ou menos ½ xícara) e coloque na assadeira sobre o papel manteiga. Se sobrar um pouco da mistura de carne, reserve para congelar.
- Asse os hambúrgueres em forno pré-aquecido por 15 minutos. Você notará uma crosta dourada ao retirá-los.
- Retire os hambúrgueres da assadeira com uma escumadeira e coloque-os em uma bancada por cerca de 10 minutos para esfriar. Em seguida, sirva-os ao seu doguinho que, com certeza, estará mega animado só por sentir o cheirinho que saiu do forno.
- Congele o restante da mistura do hambúrguer por até 3 meses. Certifique-se de rotular os alimentos e adicionar a data antes de colocá-los no freezer.
Observação: Cada hambúrguer é uma porção única para um doguinho de 9 quilos. Se o seu cão pesa 18 quilos, uma porção seria de 2 hambúrgueres e assim por diante.
Esperamos que esta receita de comida natural para cachorro tenha adicionado ainda mais sabor à vida do seu pet!