Quem já ouviu falar que cachorro não deve comer comida humana? Existe uma lista enorme de itens que um cachorro nunca deve comer. No entanto, a alimentação natural para cachorros está ganhando força, mas, mesmo assim, alguns tutores não curtem a ideia de mudar o cardápio do seu peludo para o que consideramos ser alimentos “humanos”, tipo frango, batata-doce, couve-flor e muito mais, entre tantas opções.
Entretanto, você pode sim alimentar seu companheiro de quatro patas com itens que comemos além da dieta crua. O mais importante é alimentá-lo com tudo que forneça os nutrientes e vitaminas que ele necessita, para manter sua imunidade alta e a saúde do seu sistema digestivo e isso, a alimentação natural para cachorro faz bem feito.
Alimento proibido
Mas, você sabe qual alimento é absolutamente proibido para o seu cachorro? Existem vários deles que são tóxicos. Veja alguns:
Uvas ou passas
Preste atenção, seu cachorro nunca deve comer uvas ou passas! Embora muito nutritivos para nós, existem compostos químicos em ambas que podem causar no cachorro, insuficiência renal e morte. Até mesmo a menor quantidade desses dois itens!
Chocolate
Chocolate, principalmente o amargo, é altamente tóxico para os cães, pois possui altos níveis de teobromina. Devido a essa substância, seu doguinho começará a sofrer graves problemas estomacais, problemas cardíacos e, em alguns casos, morte súbita. Não é brincadeira, hein!
Nozes e macadâmia
Nozes e macadâmia contêm uma toxina que pode causar dores de estômago, fraqueza dos músculos e até hipotermia. Porém, os doguinhos podem comer, MODERADAMENTE, amêndoas e castanhas de caju. As amêndoas e castanhas de caju também têm alto teor de gordura, que são ironicamente saudáveis para o coração humano, mas podem causar pancreatite nos nossos peludos.
Vegetais proibidos
Os nossos companheiros não podem comer cebolas, pois contêm N-propil dissulfeto que pode causar anemia, danificando seus glóbulos vermelhos. Embora não seja provável que você dê cebola crua ao seu amiguinho, você deve ter cuidado para não temperar a carne, que estará na sua tigela, com cebola picada ou em pó, pois esses derivados da cebola crua ainda podem ter o mesmo efeito em seu peludo.
Tomates maduros podem ser oferecidos, mas moderadamente. Já os tomates verdes, contêm tomatina, uma substância tóxica prejudicial a eles. A tomatina pode causar fraqueza muscular e batimento cardíaco irregular, além de distúrbios estomacais. Então, cuidado!
Cafeína
Nosso pet jamais deve tomar café, chá ou qualquer tipo de cafeína, pois ele pode ficar agitado demais e com batimento cardíaco irregular.
Canela e noz-moscada
Embora a canela em si não seja tóxica, grandes quantidades dela podem causar uma sensação de queimação na boca do seu cão, além de causar dificuldades respiratórias e sufocamento.
A noz-moscada, por outro lado, pode ser tóxica, pois contém miristicina, que aumenta a frequência cardíaca, causa convulsões e deixa-os desorientados. Não devem ser usados nem mesmo como temperos.
Leite ou mel
Você pode se surpreender ao descobrir que os cães não devem comer MUITO leite ou mel. O mel contém muitas calorias, o que pode causar ganho de peso.
O leite pode desencadear a intolerância à lactose em cães. Na verdade, se você permitir que seu cão consuma leite pasteurizado, nunca deve ultrapassar mais do que três colheres de sopa por dia.
Frutas proibidas
Entre as frutas que seu cão não pode comer, estão os limões, tanto o siciliano quanto o taiti, principalmente suas peles, pois contêm psoraleno, um composto que pode causar vários problemas de saúde neles, incluindo tremores, insuficiência hepática e até morte.
Pães
Os pães são outros produtos que o nosso cachorro pode comer, mas ele nunca pode comer massa crua que contenha fermento.
O fermento pode produzir álcool à medida que fermenta, e os cães podem facilmente desenvolver intoxicação por álcool ao comer massa crua. Sintoma mais leve é um inchaço desconfortável.
Outros itens proibidos
Seu cachorro nunca deve consumir cerejas, amendoim salgado e qualquer alimento que contenha xilitol, um substituto do açúcar que pode causar desde fraqueza muscular, convulsões e até a morte.
O que cachorro pode comer?
Bem, agora que vimos o que o seu cachorro NÃO deve comer, veremos o que faze parte do cardápio do seu tutor e que é PERMITIDO para o seu consumo na dieta de alimentação natural para cachorros.
Muitos tutores de pet interessados em uma dieta crua ou em ração natural para seu cachorro podem combinar as carnes, vegetais e frutas que mostraremos a seguir. Seu cãozinho pode saborear a comida humana quando preparada com segurança, sem medo.
Como mudar de ração para alimentação natural?
Você deve realizar o processo gradualmente. Mudar de uma hora para outra a dieta do seu cachorro, da ração ou até mesmo comida úmida para a comida humana, pode causar problemas estomacais e digestivos.
Carnes permitidas
Seu cachorro pode comer além da ração a maioria das carnes que comemos, como carne bovina, suína e frango. Alguns tutores de pet fornecem esses alimentos na forma crua. No entanto, pode ser uma boa ideia cozinhar esses alimentos, especialmente o frango, pois pode conter salmonela. O peixe cru é normalmente seguro para eles, porém se você adicionar sal, certifique-se de que a quantidade seja limitada.
Vegetais permitidos
Vegetais irão proporcionar uma grande variedade de vitaminas e nutrientes. A cenouras, tanto crua quanto cozida, é um alimento humano saudável para seu pet, ricas em fibras elas são ótimas para o sistema digestivo do cachorro. Então pode usá-las livremente em pedaços pequenospara evitar que ele se engasgue.
Batatas, ervilhas, brócolis, cogumelos, couve-flor são outras opções liberadas e fonte de vitaminas para cachorros.
Frutas permitidas
O abacaxi também pode ser dado aos cães pois é uma ótima maneira de proporcionar fibras, bem como outras vitaminas e nutrientes. Lembre-se de que este fruto deve ser oferecido de forma limitada, pois alguns cães podem ter problemas de estômago por causa do ácido encontrado nele.
Dentro desta lista permitida você encontrará alimentos como melancias, amoras, mangas, laranjas, morangos e bananas.
Você pode se surpreender ao saber que eles também podem comer farinha de aveia, “carne” de coco e manteiga de amendoim.
As necessidades de seu animal de estimação
Seu amigo de quatro patas vai ter que passar vontade quanto a alguns dos alimentos humanos, porém, existem muitos itens que nós consumimos e que são seguros para o seu cão.
Em nosso site, temos diversas receitas de alimentação natural para cachorros que são saudáveis e fáceis de fazer. Clique aqui e conheça algumas.
Conclusão
Há muita coisa que sobre o que cachorro pode comer além da ração. Leve em consideração as preferências do seu peludo ao fazer um novo cardápio para ele. Além disso, é importante não esquecer das consultas regulares com o médico veterinário para garantir que todas as vitaminas necessárias, como vitamina B6, vitamina C, vitamina A e vitaminas B, sejam atendidas. Se tiver qualquer dúvida, estamos aqui para lhe ajudar!