Receitas

Salada de atum para cães – receita de comida natural para cachorro

Se você tentar pesquisar no Google se cachorro pode comer salada de atum, provavelmente encontrará muitos avisos para não dar essa refeição ao seu doguinho. Isto porque quando falamos em salada de atum pensamos automaticamente na comida para humanos. A salada de atum que consumimos está cheia de maionese, mostarda, limão e outros ingredientes que os cães não gostam ou contêm ingredientes prejudiciais a eles.

Mas que tal criar uma salada de atum segura para o seu aumigo? Sim, isso mesmo! E a julgar pela resposta de alguns cachorrinhos que conhecemos, a esta salada nós super incentivamos.

Para criar a salada de atum perfeita para nossos fiéis companheiros, consideramos adicionar algo cremoso à mistura que substituirá a maionese (algumas pessoas que não curtem maionese em sua salada usam abacate, porém, não é seguro para cães, então nem pensar em usar).

Consideramos três coisas para fazer esta salada de atum para os cães:

Abóbora – Este ingrediente pode ser cozido ou assado, por isso, se você preparar uma deliciosa torta de abóbora para o chá das cinco, deixe um pouco do fruto cozido ou assado para o seu doguinho.

Batata Doce – Esta é mais tranquila de fazer porque é mais fácil de descascar e leva menos tempo para cozinhar ou assar. Então, colocamos esse ingrediente nesta receita, mas fique à vontade para usar a abóbora se tiver disponível.

Couve-flor – Você sabia que muitos chefes renomados usam creme de couve-flor em suas refeições de 5 pratos? A couve-flor é fácil de picar e leva menos tempo para ferver, então é bem tranquila de fazer.

Observação importante – Nunca use abóbora ou batata-doce enlatada ao fazer comida para os cachorros porque a maioria desses alimentos enlatados contém açúcar que não é seguro para eles. Para preparar o creme caseiro de abóbora, batata-doce ou couve-flor, basta cortá-las em pedaços pequenos e ferver até ficarem macias. Em seguida, amasse o conteúdo.

Que tipo de atum usar para esta receita?

Usar atum enlatado é perfeitamente adequado para esta receita, você realmente não vai querer ter que lidar com as espinhas que são um risco de asfixia tanto para os cães quanto para os humanos.

Valor nutricional de outros ingredientes nesta salada

• Peito de frango cozido

Esta é uma proteína importante que desempenha um papel essencial na nutrição do seu doguinho. Para preparar o frango cozido para o seu cachorro, você precisará fervê-lo na água sem adicionar sal ou outros temperos. Os cães não processam os alimentos tão bem quanto os humanos, então a melhor coisa a fazer é evitar completamente os temperos em sua dieta.

• Macarrão

A única razão para não dar macarrão ao seu aumigo é se ele tiver alergia ao glúten ou ao trigo (e mesmo assim você pode conseguir opções sem glúten). Sinta-se à vontade para escolher entre espaguete, penne, tortellini ou qualquer tipo de massa que desejar. Lembre-se de que esta não é a principal fonte de nutrição para seus cães. Estamos tentando tornar essa refeição divertida, mas também segura.

• Legumes

Dar vegetais ao seu cão é realmente uma boa ideia porque eles contêm a fibra tão necessária que irá permitir que seu doguinho tenha uma digestão adequada e melhore sua saúde. Para esta salada de atum, que cachorro pode comer sem medo, vamos ferver tudo porque queremos uma boa textura cremosa no final.

  • 1kg de atum enlatado em azeite de oliva
  • 1 kg de peito de frango (cortado em cubos médios)
  • 2 xícaras de macarrão
  • 450 gramas de abóbora, batata-doce ou couve-flor (ou misturadas, se possível)
  • 4 cenouras (raladas)
  • 2 colheres de sopa de folha de salsa crespa
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
cachorro pode comer atum
cachorro pode comer atum
  1. Lave todos os ingredientes com cuidado, você não quer sujeira nos vegetais, né? Pique os legumes que usaremos para fazer o creme da salada de atum (não é necessário descascar). Rale as cenouras.
  1. Coloque o frango e os legumes em uma panela e cubra com água. Deixe ferver e, em seguida, abaixe o fogo e cozinhe por 20 minutos.
  1. Assim que o frango e os legumes estiverem prontos, retire-os da panela e reserve para escorrer a água e esfriar.
  1. Use a mesma panela para ferver o macarrão. Espere até que a água esteja fervendo para colocá-lo na panela. Faça isso devagar e com cuidado, se você deixá-los cair, poderá respingar água e queimar você. Cozinhe por 12-15 minutos ou até que a massa fique branca.
  1. Enquanto a massa cozinha, coloque o frango, os legumes e a salsa no liquidificador e bata algumas vezes adicionando azeite de oliva no processo. Também é uma boa ideia deixar alguns pedaços de frango reservados para que você possa adicioná-los mais tarde para ter uma textura mais enriquecida no prato.
  1. Assim que a massa estiver cozida retire do fogo e escorra a água. Deixe esfriar por 10 minutos ou passe uma água fria se quiser. Misture o macarrão, o creme de legumes e o atum até ficar uma mistura homogênea. Sua refeição está pronta para ser servida a um doguinho sortudo.

Opções de armazenamento da salada de atum para cães

Essa salada de atum que cachorro pode comer é compatível com o congelador, basta dividi-la em porções diárias e descongelar na geladeira na noite anterior. Uma xícara desta salada de atum é suficiente para uma única porção para um cãozinho de 9 quilos.

Agora, sem mais delongas, vá servir o seu reizinho!

Bom apetite!
cachorro pode comer atum